Monday, February 21, 2011

SEXUALIDADE & ESPIRITUALIDADE
*Luiz Correa
“Assim Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Macho e femea os criou” (Gênesis 1.27)
Nas ultimas edicoes falei acerca de feminilidade e masculinidade.Feminilidade e masculinidade são dons de Deus. A intensa atração de um pelo outro, o desejo de união, é interpretado pelos místicos como desejo de união para ter a imagem de Deus. Somente a união dos dois reflete a imagem de Deus. O teologo Richard J. Foster comenta: “Nossa sexualidade humana – nossa masculinidade e feminilidade – não é apenas uma forma conveniente de manter a continuidade da raça humana. Não, ela está no coração de nossa verdadeira humanidade. Existimos como homem e mulher em relacionamento. Nossos impulsos sexuais, nossa capacidade de amar e sermos amados, estão intimamente relacionados ao fato de termos sido criados à imagem de Deus.” Muitas cerimonias de casamento culminam com as palavras: “O que Deus uniu nao o separe o homem!”. Que assim seja!Em toda Bíblia o amor entre homem e mulher, a atração entre ambos, é figura do amor de Deus pelo seu povo.
“Serás uma coroa de esplendor na mão do SenhorUma tiara de realeza na palma da mão do teu DeusNào dirão mais de ti: "Abandonada"Nào dirão mais à tua terra "Desolada"Mas te denominarão "Nela meu prazer"E a tua terra "a Desposada"Pois o Senhor em ti encontrará seu prazerE a tua terra será desposada.Com efeito, assim como o jovem desposa a noivaTeus filhos te desposarãoE com o entusiasmo do noivo pela sua prometidaO teu Deus estará entusiasmado por ti.” (Isaias 6:,3-5)
Infelizmente em determinado momento da historia da Igreja essa uniao de macho e femea, homem e mulher, foi intepretada nao como algo efetuado por Deus mas, como o pecado original.
A separação entre sexualidade e espiritualidade teve seu marco com o pensamento grego - privilegiando a mente, o intelecto, o corpo ficou em segundo plano. O pensamento foi considerado superior, e o acesso ao que há de mais supremo será pelo raciocínio. O corpo ficou como acompanhante frágil, que se interpõe, com suas paixões, que quebra a harmonia estabelecida pelo pensamento.
Este pensamento infiltrou-se pouco a pouco no cristianismo, tendo seu apogeu com Santo Agostinho. Para ele, a libido sexual é inimiga da vontade e da liberdade, atrapalha o homem na sua devoção.
Richard Foster diz “Uma das verdadeiras tragédias da história do cristianismo tem sido o divórcio entre a sexualidade e a espiritualidade. Esse fato é tanto mais lamentável por a Bíblia apresentar um conceito de tão alta celebração da sexualidade humana”.
Talvez seja este o tema mais controverso dentro das Igrejas. Afinal, o pulpito e um lugar muito santo para ser falar de sexo, dizia-se antigamente, e mesmo quando abordado a influencia da visao religiosa-ascetica nao permite isencao. No entanto, tambem e o tema que mais afeta os relacionamentos entre casais. Para alguns, o dinheiro deveria ser colocado em primeiro lugar. Entao, temos dois assuntos “mundanos” “carnais” roubando a saude emocional e relacional dos cristaos.
Proporcionar uma visao de sexualidade nao dissociada da espiritualidade e um desafio para a Igreja.
*Licenciado em Filosofia, Habilitado em Psicologia e Historia (Brasil); Especializado em Logoterapia pela Universidade da Africa do Sul; Associado Academico do Viktor Frankl Institute of Logotherapy (USA); Ministro Evangelico vinculado a AFMI (Apostolic Faith Mission International). No Brasil e membro fraterno da Convencao Unida Brasileira.

No comments:

Post a Comment