Thursday, July 15, 2010


OS INVERNOS DA VIDA!

“O meu amado fala e me diz: Levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem. Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi; aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra. A figueira começou a dar seus figos, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem.” (Cantares 2:10-13)

(Rev. Luiz Correa)

Este inverno tem sido mais rigoroso do que todos os que ja passei em Africa. Para muitos ate é dificil acreditar em inverno africano... Que o digam muitos dos seguidores do futebol que vieram para Africa sem agasalhos! Este ano as temperaturas cairam abaixo de zero, no nivel de 4 a 5, na cidade em que vivo.

Mas, por que falar do inverno e seus rigores? Como nao pensar nas estacoes da vida, quando uma delas nos marca tao profundamente? O inverno é menos desejado do que o verao, menos cortejado do que a primavera e menos charmoso do que o outono. Vejo que ,de um modo misterioso, é o inverno o coracao de todas as outras estacoes. Por isso lembro das palavras do principe dos poetas arabes: "Se o inverno dissesse: A PRIMAVERA ESTÁ NO MEU CORAÇÃO,quem acreditaria nele?"(Khalil.Gibran ). Eu acredito que a primavera esta no coracao do inverno, assim como o outono e o verao!

Nos invernos que enfrentamos em nossa existencia deixamos de perceber muitas vezes que eles trazem escondidos em seus coracoes todas as outras estacoes que desejamos.

O verao com o calor e a vida aparente, a primavera com suas flores efemeras, o outono com seu charme cor de morte e vidamesclados, tudo isso escondido em nossos invernos.

é o inverno que nos leva a entender melhor a realidade da vida que se fara aparente no verao. é o inverno que dara sentido perene ao florir temporario. O mesmo inverno nos mostrara que vida e morte mesclados nada mais é do que a cor da vida. Avida que dorme e que desperta a cada dia.

O inverno requer mais do poeta. Sentir o calor da vida apesar das nuvens fechadas, perceber entre a cor morta-viva do outono a esperanca da continuidade, inpirar o perfume da vida apesar do cheiro de solidao. O inverno é a mais solitaria das estacoes.

Enquanto o verao me convida a celebrar, a primavera a sorrir, o outono a refletir , o inverno me convida a olhar a existencia com suas contradicoes e dizer SIM a todas as estacoes da vida.

• O fruto do inverno é: AUTO-CONHECIMENTO.
• O desafio é: NãO DESISTIR.
• O ensinamento: No seu coracao o INVERNO esconde a beleza de todas as Estacoes da Vida.

1 comment:

  1. Aqui em viamao rs brazil,as temperaturas chegarao ate 3 graus negativos e o frio permanesce assim.Mas tambem vejo em muitos coraçóes e em seus olhos um frio espiritual muito forte,pois a amargura e a tristeza bate bem forte em muitos lares cristãos,pois suas vidas não condizem com aquilo que pregam e ouvem em suas igrejas,a religiao tem trazido frio e um frio que causa distancia de Deus e do seu amor.Pessoas tem andado friamente num caminho que dizem ser "que vai ao céu" mas vivem como se estivessem no inferno,com a ausencia do calor do Santo espirito e do carinho e amor da comunhão de irmãos vão vivendo um inverno em suas vidas longo e sofrido pois quando chegar no final de suas vidas perceberam que perderam a oportunidade de viver a presença de um calor de um amigo,um abraço de um irmão,uma oração a um aflito e um estender de suas maos a mais necessitado anonimo que sofre sem amor,pensaram em si toda a vida em em suas posses,deixaram a comunhao e a alegria de andar juntos e viveram o inverno do frio espiritual pela soberba da vida.O amor não busca seu proprio interesse como disse o apostolo e é nesse amor que nos aquentamos uns aos outros no amor de Deus que nos aquece do inverno e nos constrange todo ano.

    ReplyDelete