Wednesday, July 7, 2010



O PLEBISCIRCO NACIONAL

(Rev. Luiz Correa)

Em breve entraremos na corrida eleitoral. Ela ja esta em andamento mas ainda nao oficialmente. Estao tentando transformar as proximas eleicoes em um grande plebiscito. Escolher entre um e outro e desprezar os outros. Empobrecido sera o debate de ideias.

Votarei somente para presidente pois vivo no exterior. Nao sei quantos eleitores brasileiros votarao aqui na Africa do Sul. Ja decidi o meu voto. Votarei pelas eleicoes, o que significa que nao participarei do plebisCIRCO...que esta sendo armado. Decisao de consciencia. Alguns podem achar que o cristao nao tem consciencia, que deve votar de cabresto na base do “irmao vota em irmao” e coisa do genero. Quando jovem votei assim e amarguei arrependimento. Descobri que posso ser cristao e progressista ao mesmo tempo. Afinal Jesus foi acusado pelos conservadores da epoca de ser um progressista, de querer mudar as leis e os costumes.

A experiencia eleitoral evangelica tem sido vergonhosa...coam-se mosquitos e engolem-se verdadeiros camelos.

Creio que precisamos reagir em todos os niveis da sociedade brasileira e voltarmos a debater ideias, afinal sao elas que movem o mundo!

A propria igreja esta vivendo um momento de empobrecimento. Fomos engolidos pela teologia pragmatica americana. A megalomania contagiou nossos lideres e os fins passaram a justificar os meios. Tudo pela obra de deus!! (Nao houve engano na grafia...o erro e daqueles que querem justificar-se errando a grafia!!!)

Talvez estejamos em uma situacao semelhante a da politica brasileira, sendo empurrados para um plebiscito. Querem obstruir o espaco para igrejas alternativas. Assim como os pequenos partidos sao engolidos pelas grandes coligacoes de interesses, as igrejas alternativas correm o risco de perderem a sua identidade e serem engolidas pelas “coligacoes eclesiasticas”. Assim como o tempo televisivo vai sendo fator decisivo nas eleicoes, as igrejas sem tempo televisivo podem ser acusadas de nao estarem utilizando adequadamente a midia e assim perdendo fieis para os rebanhos eletronicos.

Esta semana debati alguns minutos com um nigeriano que se diz judeu-cristao (isso mesmo!!!) e frequenta uma sinagoga em Lagos. Perguntei-lhe acerca das cartas paulinas e ele me disse que cartas eram cartas! Seria um excelente pregador em algumas conferencias das atuais “coligacoes eclesiasticas”.

Assim como votarei pelas eleicoes, tambem sustentarei a minha posicao de que a igreja brasileira precisa debater ideias e nao deixar-se engolir pelas mega-coligacoes de interesses pessoais que estao imperando neste momento.

Sou cristao logo penso. Se penso, logo existo!!!!

No comments:

Post a Comment