Tuesday, March 9, 2010

DOUTRINAS DE TRAGEDIAS E/OU TRAGEDIAS DE DOUTRINAS

DOUTRINAS DE TRAGEDIAS E/OU TRAGEDIAS DE DOUTRINAS
(by. Rev. Luiz Correa)

"Pensam vocês que esses galileus, por terem sofrido tal sorte, eram mais pecadores do que todos os outros galileus? De modo algum, lhes digo eu. E se vocês não se converterem, vão morrer todos do mesmo modo." (Lc 13.2,3)
Poucos dias depois da tragedia que se abateu sobre o Haiti recebi um scraap em minha pagina no Orkut:
“Paz meu amado,gostaria de saber qual a tua posicão ou opiniao a respeito do Haiti melhor dizendo a cidade de Porto Principe que houve este terremoto um pregador americano diz que anos atras foi feito um pacto com o diabo nesta cidade isso tem base para esta tragedia”.
Sempre que tragedias acontecem logo comecam a aparecer “explicacoes” das mais logicas ate as mais ilogicas possiveis. Aparecem os acusadores de Deus e tambem aqueles que se arrojam em sua defesa.
Aparecem os pregadores das doutrinas de maldicoes e outros com certas maldicoes de doutrinas que para nada servem se nao para perversao dos ouvintes. Ressuscitam-se os livros de escatologia.
Alguns anos atras estava em Angola, precisamente na cidade de Luanda, quando um edificio desabou. Estava hospedado em um outro edificio praticamente de frente ao mesmo. Era uma prisao feminina. Muitas vidas ficaram debaixo dos escombros, incluindo bebes das presidiarias. Um pregador de plantao afirmou em rede internacional crista que isso era por causa da corrupcao em orgaos do governo. Perguntei a mim mesmo: Qual seria a culpa daquelas que estavam cumprindo suas penas, ou das criancas que nem penas tinham para cumprir? Por que o predio nao desabou em cima dos supostos corruptos? Se assim fosse quantos edificios desabariam pelo Brasil e pelo mundo afora.
Quando as tragedias se abatem sobre individuos ou coletividades nao serao as palavras que explicarao os eventos, ou que “defenderao” Deus. Creio que acoes do amor cristao falarao sempre mais alto do qualquer doutrina.
Aprendi nos ultimos anos a me calar quando todos estao falando. A questionar qualquer doutrina que todos estejam repetindo. A ler de forma critica o livro que todos estejam recomendando. Nao nasci para ser papagaio. Crer e pensar sao palavras irmas em meu vocabulario.
Nao tenho a pretensao de defender Deus e nem a insanidade de acusa-lo. Sei que coisas ruins acontecem a pessoas boas (parafraseando o Rabino Kushner ) e coisas boas acontecem a pessoas ruins tambem. Salomao ja dizia que o sol nasce sobre justos e injustos. Sei que tragedias acontecem por motivos diversos. Tenho, porem, uma certeza de fe. No meio de todas as circunstancias encontrarei um Deus bom estendendo os Seus bracos de amor para amparar o pobre e o necessitado. Em baixo de escombros Ele estara consolando o ser humano. Por cima dos mesmos escombros Ele estara movendo homens e mulheres de boa vontade para sem palavras levarem o seu evangelho de boas novas.
Esse artigo esta longe de ser uma doutrina acerca da tragedia, mas tambem nao e uma tragedia de doutrina.
Apenas umas poucas palavras de quem poderia ter calado...mas diante da pergunta de um amigo acabou por escrever:
Creio que ao inves de se falar....o importante e demonstrar o amor cristao apoiando as vitimas e levando-as ao conhecimento do Senhor Jesus.
Em uma das fotos dos escombros da cidade de Porto Principe vi um policial com seu cachorro farejador a procura de possiveis sobreviventes. O cachorro me envergonhou e me pareceu mais cristao do que eu!

1 comment:

  1. Penso que o cachorro segue seu instinto e treinamento,mas voçe é um cristão ungido e chamado por Deus, as vezes temos muita tristeza em ver estas coisas como será na grande tribulação então? ja que em 2010 esta uma tribulação com tudo que esta acontecendo,vendo isto me lembrei de eclesiastes 9;11;12.estou sempre orando e pedindo a Deus misericordia por estas vidas.um abraço.

    ReplyDelete