Wednesday, November 16, 2011

CORTINA "GOSPEL " DE FUMACA
(CAIR OU NAO CAIR: Nao e esta a questao!)*Rev. Luiz Correa
 
Parafraseando Eclesiastes percebo que cada geracao traz consigo as suas polemicas e que isso tambem e vaidade e canseira!
Nos dias de Paulo, o apostolo, os cristaos corintios estavam entusiasmados com as "gospel personalidades apostolicas", debatiam acerca de questoes secundarias, chegavam a levar uns aos outros aos tribunais o que lhes custou severa admoestacao. A igreja brasileira tem se ensoberbecido com o seu crescimento e visivel enriquecimento. No entanto, as questoes que estao sendo debatidas a nivel nacional nao a difere da sua co-irma do primeiro seculo.
A grande verdade e que o Brasil esta assistindo a uma guerra fraticida pela audiencia e pelo aplauso do IBOPE. E nesse vale-tudo "gospel " sou levado a pensar que nao temos condicoes de julgar anjos mas, antes, seremos julgados pelos que antes chamavamos de mundanos. Os artistas "gospel" estao se tornando globais o que nao agrada as hostes universais. E quem nao e global e nem universal tambem precisa levantar a sua bandeira antes!!!!
Os programas de auditorio utilizam-se cada ves mais de presencas "gospel" para alavancar as audiencias.Uma proposta "irrecusavel" ganha a disputa pelas madrugadas santas o que leva um lider a chamar o outro de "traira".A fe passou a ser presenca obrigatoria nos shows de auditorio e um apresentador de TV chama pastor de estelionatario e diz que ele deveria estar na cadeia. O contra-ataque vem com a ameaca da ira de Deus e 5 milhoes de pessoas nas ruas protestando contra a emissora.Na corrida pelos recursos para que uma cidade mundial seja construida a criatividade nao falta e um martelo da justica e enviado sob a promessa de ter poderes para quebrar as "pedras do caminho". Nas prateleiras e objetos sagrados poderao ainda ser encontradas meais e toalhinhas! Mesmo com esse barulho todo os "templos e palacios" espalham-se pelas cidades e resta saber em qual deles o Senhor vai habitar! "E a plateia aplaudindo ainda pede bis...a plateia so deseja ser feliz!!! "CAIR ou NAO CAIR: Nao e esta a questao. A questao e a disputa milionaria entre tele-evangelistas e tele-igrejas. Os debates que estao sendo levados a nivel nacional sao apenas cortina de fumaca. Interesses "gospel " corporativos crescem e apregoam indiretamente e diretamente que os fins justificam os meios.
Salomao estava certo quando disse que nao ha nada de novo debaixo do sol. Ja assistimos este espetaculo outras vezes.
No grande circo gospel: Os palhacos somos nos!Definitivamente:Nao ha coerencia na audiencia.Cada um de nos deve decidir mais cedo ou mais tarde diante de quetrono nos curvaremos!*Licenciado em Filosofia e Habilitado em Psicologia e Historia(Brasil); Especializado em Logoterapia pela Universidade da Africa doSul e Associado Academico do Viktor Frankl Intsitute of Logotherapy(USA); Dirige a Rede Ministerial de Lingua Portuguesa da ApostolicFaith Mission International e a Conexao Brasil-Africa. No Brasil emembro fraterno da Convencao Unida Brasileira.

Monday, November 7, 2011


“AI DE TI WALL STREET!”

“Ai de ti Wall Street porque uma destruicao, e essa ja foi determinada, o Senhor, o Senhor da Economia, a executara no meio de toda esta terra!”

Alguns meses atras eu nem ousaria imaginar que estavamos prestes a vivenciar o inicio de uma revolucao internacional. Uma revolucao digitalizada!

Avaliando o tempo em que vivemos eu diria que a apatia e a letargia dominavam a nossa juventude. Sinceramente nao via sinais de qualquer tipo de reacao diante de um sistema que crescia dia-a-dia em sua fome e sede de mais-valia.

No entanto, com o inicio do movimento Occupy Wall Street o mundo passou a perceber que essa letargia e apatia, ate entao dominantes, poderiam transformar-se em uma onda gigantesca de protestos em todo o mundo.

A Wall Street é uma rua considerada o coração histórico do atual Distrito Financeiro da cidade de Nova Iorque, onde se localiza a bolsa de valores de Nova Iorque, a mais importante dos Estados Unidos e do mundo.

Wall Street com sua superconcentracao de riquezas e a sua descomunal influencia que tem na politica foi confrontada e o movimento de ocupacao de cidades passou a espalhar-se por outros continentes.

No Brasil o movimento ja foi iniciado a partir do dia 15 de Outubro e cidades ja estao sendo ocupadas.

O que me chama a atencao no meio de tudo isso e que a maioria dos cristaos com os quais tenho conversado se quer imagina o que venha a ser esse movimentoque se espalha por todo o mundo . Nao entendem que movimentos como este requererao respostas de sua parte. Assim como aconteceu com o movimento de contra-cultura nos anos 70, o movimento de ocupacao de cidades gerara o seu congenere espiritual. Na verdade sabemos que a apatia e letargia tambem tem dominado o cristianismo contemporaneo. Para muitos a sede do cristianismo mundial deveria ser mesmo em Wall Sreet pois assim todos saberiam que “deus e deus”.

Entao, logo estaremos vivenciando um movimento espiritual sem precedentes e ,quem sabe, esse sera digitalizado tambem!!!

Seguindo simplesmente o modelo da ocupacao das cidades diria que surgira um movimento de ocupacao de igrejas. Cristaos conscientes questionando os desmandos das hierarquias religiosas que se aliaram com o sistema mundano e anti-cristao e que insistem na busca das bencaos da mais-valia., para os quais Wall Street e o sonho de consumo.

No entanto deveremos entender que todo o quadro que se desenha em nossa geracao aponta para uma revolucao mais radical e que foi iniciada a mais de 2000 anos por um jovem galileu e proliferada por todo o mundo atraves de um grupo de ex-pescadores, ex-funcionarios publicos, ex-doutores e seguido por uma multidao de gente desprivilegiada.

Este movimento poderia ter sido chamado de : “OCUPEM OS CORAÇOES!”.

Isso me faz lembrar que em um artigo publicado sobre a ocupacao da Wall Street foi mencionada uma senhora que em meio a Assembleia levantou-se e deu um conselho:

“Ocupe o seu próprio coração”, disse ela. “Com amor, não com medo”.

Que tal nos envolvermos neste movimento de ocupacao de coracoes?